Em janeiro, é realizada a campanha “Janeiro Roxo”, que trata-se da conscientização da população e o enfrentamento da doença hanseníase. O Janeiro Roxo tem como um de seus propósitos orientar sobre a relevância do acompanhamento médico e da realização de exames para se detectar a doença.

A contaminação se dá através do Mycobacterium leprae, sendo um dos primeiros efeitos a pele perder a sensibilidade. Também ocorre, em muitos casos, um forte comprometimento dos movimentos, e, em casos mais sérios, a possibilidade de amputação.

Um dos desafios mais relevantes no Brasil, no que diz respeito à saúde pública, é o combate à hanseníase.  A detecção precoce é importante para que a transmissão da doença o e o risco de se desenvolver incapacidades físicas sejam diminuídos.

Fonte: https://prefeitura.rio/cidade/rioluz-ilumina-os-arcos-da-lapa-em-apoio-ao-janeiro-roxo-mes-de-incentivo-ao-diagnostico-precoce-da-hanseniase/

https://www.gov.br/ebserh/pt-br/hospitais-universitarios/regiao-sudeste/hc-ufu/comunicacao/noticias/janeiro-roxo-conscientizacao-e-combate-a-hanseniase