O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma iniciativa intersetorial dos Ministérios da Saúde e da Educação que tem a finalidade de contribuir para o pleno desenvolvimento dos estudantes da rede pública de ensino da educação básica. Isto acontece por meio da articulação entre os profissionais de saúde da Atenção Primária e dos profissionais da educação.
No município do Rio de Janeiro, o programa denomina-se PSE Carioca e é constituído a partir das Diretrizes do PSE Nacional. Apresenta como peculiaridade a participação efetiva da Secretaria Municipal de Assistência Social, reforçando a importância da integração entre as políticas de Saúde, Educação e Assistência.
Mais do que uma estratégia de integração das políticas setoriais, o PSE se propõe a ser um novo desenho da política de educação, saúde e assistência social pois, as três áreas propiciam, de forma integral, uma formação ampla para a cidadania e o usufruto pleno dos direitos humanos. Também permite a progressiva ampliação das ações executadas pelos sistemas de saúde, educação e assistência com vistas à atenção integral à saúde de crianças e adolescentes. Além de promover a articulação de saberes, a participação de estudantes, pais, comunidade escolar e sociedade em geral na construção e controle social da política pública.
Hoje, 11/4/23, a sala de reunião da Estação OTICS-Rio Madureira recebeu integrantes do Saúde Carioca e também responsáveis pelo Programa Saúde na Escola Carioca para realizar o planejamento estratégico sobre o tema Promoção da Cultura de Paz, Cidadania e Direitos Humanos e Prevenção das violências.