Territorialização do CMS Augusto Amaral Peixoto

Na terça-feira, 23 de setembro de 2025, aconteceu no Centro Municipal de Saúde Augusto Amaral Peixoto a Oficina de Territorialização.

Durante a atividade, o analista de informação da OTICS-Rio Madureira, Luciano Firmino e os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) da unidade, utilizaram a ferramenta estratégica Google Earth Pro, um programa imprescindível de tecnologia que permite o mapeamento e o georreferenciamento das áreas de atuação  através da elaboração de mapas de territorialização e que permite a criação de mapas personalizados e destaca áreas de maior necessidade.

 A oficina teve como objetivo a delineação das microáreas dos territórios da Atenção Básica à Saúde, um processo social e político essencial para a concretização dos princípios constitucionais do Sistema Único de Saúde (SUS). Essa etapa é fundamental para a identificação das necessidades de saúde da população, bem como para o planejamento e a execução de ações integradas e eficazes, alinhadas ao princípio da integralidade — um dos pilares do SUS.

Territorialização do CMS Augusto Amaral Peixoto