A RAP – Rede de Adolescentes e Jovens Promotores da Saúde – se reuniu no auditório da OTICS-Rio Madureira para uma discussão conjunta sobre prevenção combinada de IST/HIV-AIDS.
A Prevenção Combinada associa diferentes métodos de prevenção ao HIV, mostrando a importância da prevenção das IST e das hepatites virais tanto para a prevenção do HIV, quanto para a saúde integral das pessoas. Essas ações podem estar combinadas conforme as características individuais e o momento de vida de cada pessoa.
Entre os métodos que podem ser combinados, estão: o uso de preservativos; a testagem regular para o HIV – que pode ser realizada gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS); a prevenção da transmissão vertical (quando a gestante é soropositiva e pode haver a transmissão do vírus para o bebê); o tratamento das infecções sexualmente transmissíveis e das hepatites virais; a imunização para as hepatites A e B; a redução de danos para usuários de álcool e outras drogas; a profilaxia pré-exposição (PrEP); a profilaxia pós-exposição (PEP); e o tratamento para todas as pessoas que já vivem com HIV.
As táticas de prevenção são utilizadas como complemento no enfrentamento da epidemia de HIV, ampliando a gama de opções que os indivíduos terão para se protegerem contra o vírus e fornecendo mais opções científicas eficientes.
A roda de conversa teve como facilitadora Lays dos Santos, e foi realizado em 14/07/2023.