Iniciativa Unidade Básica Amiga da Amamentação (IUBAAM)

Iniciativa Unidade Básica Amiga da Amamentação (IUBAAM) é uma formação de incentivo as praticas de aleitamento materno e introdução da alimentação complementar saudável, foi idealizado pela Área Técnica de Aleitamento Materno (ATAM) da Secretaria Estadual de Saúde SES/RJ.

O curso tem o objetivo de capacitar profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) para promover e apoiar a amamentação em unidades básicas de saúde. Consiste em 10 passos para o sucesso da Amamentação e o segundo passo para a certificação da unidade é justamente o treinamento de toda a equipe.

A capacitação é destinada à profissionais de saúde que trabalham em unidades básicas de saúde. Ensina sobre os benefícios da amamentação, técnicas para auxiliar as mães a amamentarem com sucesso, soluções para problemas comuns que as mães enfrentam durante a amamentação. E também como integrar o apoio à amamentação nas práticas de cuidado primário de saúde.

Sendo assim, hoje foi realizado o curso de formação IUBAAM para  agentes comunitários de saúde, médicos, enfermeiros e profissionais do NASF da AP 3.3 para estimular e potencializar as ações de aleitamento materno em suas unidades da Área Programática 3.3.

O treinamento contou com a participação das sanitaristas Fernanda Afonso e Elda Tavares  da Área Técnica da Gerência de Saúde da Criança e Adolescênte (GSCA), Aline Sudo, fonoaudióloga do Centro Municipal de Saúde Renato Rocco e Conceição Salomão, médica da Área Técnica de Aleitamento Materno da SES/RJ.

 

Iniciativa Unidade Básica Amiga da Amamentação (IUBAAM)

 

O curso Iniciativa Unidade Básica Amiga da Amamentação é composto por três módulos, que podem ser realizados presencialmente ou a distância. Além disso, o curso oferece materiais educativos, como cartilhas e vídeos, para que os profissionais possam aplicar o conhecimento aprendido em seu trabalho diário. Todos esses recursos educativos são projetados para ajudar os profissionais de saúde a adquirir habilidades e conhecimentos que os capacitam a prestar um atendimento de qualidade para as mães e seus bebês, a fim de tornar a experiência de amamentar uma prática mais tranquila e prazerosa.