Reunião Mensal RAPS – AP 3.3

Nesta manhã do dia 23/03/2023, ocorreu a reunião mensal do RAPS (Rede de Atenção Psicossocial) da zona norte, na sala de reunião da estação OTICS-Rio Madureira.

O encontro teve como responsáveis Fernanda Leite (DAPS), Raquel (SSM), Tassia (SSM) e Rogerio (SSM), e contou com a participação dos Gestores e Assessores das seguinte unidades de saúde: CAPSi Heitor Villa Lobos, DeAmbulatorio, CAPS Dircinha e Linda Batista, CAPS Ad Paulo da Portela, CAPS Rubens Corrêa e SSM.

 

 

A reunião teve como propósito promover o alinhamento das ações, além de discutir sobre os fluxos da violência e informes. O RAPS, Rede de Atenção Psicossocial, é um modelo de cuidado em saúde mental que visa a promoção da autonomia e reinserção social de pessoas em sofrimento psíquico. No entanto, a implementação desse modelo enfrenta diversos desafios, especialmente quando se trata da violência.

A violência pode ser entendida como qualquer ação que cause dano ou sofrimento a outra pessoa, e pode assumir diferentes formas no contexto da saúde mental. Além disso, o estigma em relação às doenças mentais também contribui para a violência, já que muitas pessoas em sofrimento psíquico são marginalizadas e discriminadas pela sociedade. Isso pode levar a situações de exclusão social e até mesmo violência física.

Para lidar com esses desafios, é necessário repensar o fluxo de atendimento na rede de saúde mental, priorizando a humanização e a não violência. Isso inclui a implementação de práticas terapêuticas baseadas no diálogo e no acolhimento.