A tuberculose (TB) é uma doença transmissível que acomete primariamente os pulmões, mas também pode acometer outros órgãos e sistemas. É uma das principais causas de óbitos em todo mundo, embora seja curável e evitável.
O estado do Rio de Janeiro é o segundo no país, somente atrás do estado do Amazonas, com maior taxa de incidência de TB.
A cobertura universal dos serviços de saúde é necessária para garantir que todas as pessoas com a doença ou infecção tenham acesso ao tratamento. O número de pessoas que adquirem infecção e desenvolvem a doença, e, portanto, a mortalidade por TB, também podem ser reduzidos e é um desafio necessário. Essas reduções devem ser realizadas através de ações multissetoriais para determinantes da TB, como a pobreza, desnutrição, infecção por HIV, tabagismo e diabetes. Além disso, é preciso que os pacientes terminem o tratamento, que dura cerca de seis meses, mesmo que os sintomas desapareçam.
Com o intuito de estabelecer estratégias para melhora de indicadores da Tuberculose na AP 3.3, ocorreu hoje, no auditório da OTICS, em madureira, um encontro entre os pontos focais das unidades de saúde. A reunião tratou de desenvolver o plano anual de combate a TB e contou também com a presença de profissionais do DAPS e e da Coordenação.
Encontro realizado no dia 12 de Janeiro de 2023.